O Vale Gás Ainda Existe? Como Receber?

Desde 2001 os brasileiros de baixa renda contam com um benefício conhecido como o Vale Gás. Um dos itens mais caros da feira básica pode ser comprado com a ajuda do Governo Federal, mas apenas para quem precisa. O Vale Gás ainda existe e deve continuar. Saiba mais!

O que é o Vale Gás?

O Vale Gás é um benefício em dinheiro pago para famílias de baixa renda como ajuda de custo para comprar o gás de cozinha. Ele existe desde o ano 2001 com o Governo de Fernando Henrique Cardoso, um dos primeiros benefícios sociais em vigor no Brasil. 

Outros benefícios do Governo como o Bolsa Família ajudam a custear a refeição. Contudo, uma família com em média cinco membros leva entre 30 e 40 dias com um botijão de gás de cozinha ou menos depende das necessidades do lar. Infelizmente o combustível para cozimento é um dos itens mais caros da feira básica. 

Os programas sociais do Governo visam com a distribuição de renda melhorar as condições de vida básicas dos brasileiros. São valores pagos para ajudar na alimentação, transporte de alunos do ensino da rede pública, amamentação de mães e gestação.

Como Funciona o Vale Gás?

O benefício do Vale Gás é pago a cada dois meses, considerado um período de tempo considerável para a compra novamente do combustível. Ao contrário do Bolsa Família 2018 que é mensal. 

Os pré requisitos para receber o Vale Gás são:

  • Ter cadastro social no Cadastro Único do Governo Federal;
  • Ter renda familiar de até meio salário mínimo;
  • Ser beneficiário de algum programa do Governo. 

Os interessados devem se cadastrar especificamente para receber este benefício. O valor pago é de R$ 77 para famílias sem adolescentes e R$ 154 com adolescentes sempre a cada 60 dias. 

O valor do Vale Gás é depositado juntamente com o Bolsa família e pode ser sacado em postos de atendimento da Caixa Econômica Federal com o mesmo cartão. Pode ser sacado também em uma lotérica. 

Como Receber o Vale Gás?

Para ter direito ao Vale Gás é preciso sempre atender a todos os critérios listados acima. O próximo passo é procurar um posto de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para cadastrar-se. 

Leve consigo um comprovante de residência, comprovante de renda (caso tenha) e documentos pessoais originais com foto (identidade, CPF ou CNH). O cadastro é avaliado e dentro de menos de 15 dias já haverá uma respostas. 

Infelizmente nem todos são aprovados porque há uma verba destinada para o Vale Gás. Logo, há uma contagem de quantos beneficiários recebem e a medida que alguns são suspensos entram mais. Um cadastrado pode não ser aprovado mas fica na fila para quando surgir oportunidade. 

Assim como no Bolsa Família é preciso a cada dois anos voltar a uma Cras para se recadastrar. Se o beneficiário continuar na mesma situação financeira continua com o valor liberado. Caso tenha conseguido um emprego, uma outra renda ou não atenda mais aos critérios do programa o cadastro é suspenso para dar oportunidade a outra pessoa. 

6 Responses to “O Vale Gás Ainda Existe? Como Receber?”
  1. renato da silva campos
  2. Janaina Nóbrega Firmino
  3. Josilene moreira Ribeiro
  4. Josilene Moreira Ribeiro

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *