Calendário Bolsa Família 2016: Pagamentos, Consulta AQUI!

O programa Bolsa Família tem beneficiado milhões de famílias brasileiras. Ele surgiu em 2003 durante o Governo Lula e desde então vem passando por melhorias constantes. O Calendário Bolsa Família 2016 serve para orientar as famílias que recebem o benefício.

bolsa-familia

Calendário Bolsa Família 2016

Através dessa página, você poderá acessar o Calendário Bolsa Família 2016 e consultar seus pagamentos de forma rápida e segura.

Bolsa Família: Informações Principais

O programa Bolsa Família é um programa social que visa melhorar a vida financeira de famílias pobres ou extremamente pobres, que vivem em condições precárias.

Trata-se de um programa de transferência direta de renda. Todos os meses, as famílias beneficiadas recebem uma quantia em dinheiro para auxiliar na moradia, alimentação, educação, saúde e cuidados básicos.

3

Esse valor varia de família para família. Quando você se inscreve para receber o benefício, o governo irá avaliar uma série de fatores, como, por exemplo, a região em que a família está situada, quantas pessoas fazem parte da família e qual a idade delas, a renda dos membros e a presença de crianças, adolescentes, gestantes e mães que amamentam.

Para se tornar uma família beneficiada pelo Bolsa Família, você precisa ter suas informações cadastradas no Cadastro Único.

O Cadastro Único serve para identificar e categorizar as famílias em situação de pobreza e pobreza extrema e, assim, poder avaliar sua participação em programas de assistência social.

Para inserir seus dados no Cadastro Único, informe-se no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de seu município. Você pode encontrar uma listagem com todos os CRAS existentes no seguinte endereço: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/FerramentasSAGI/Mops/

Bolsa Família : Recadastramento

A renda do programa do bolsa família muitas vezes é a única forma garantida de manter a família devidamente alimentada e suprindo as necessidades básicas do dia-a-dia, este programa funciona em um sistema de cadastramento o depois disso um recadastramento anual que verifica se a situação da família cadastrada ainda requer ajuda do benefício ou se houveram melhoras no período. Se constatado que a família não precisa mais da ajuda do governo o benefício é retirado.

Para não correr o risco de ser cortado indevidamente do programa, é preciso que o beneficiado fique em alerta enquanto aos prazos de recadastramentos divulgados pela Caixa Econômica e Governo, em seguida reunir os documentos de identificação dos beneficiados e de comprovação de residência e renda atualizados. Como todos os outros processos, este também será realizado no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) que você mantém o cadastro. Verifique as informações disponíveis no site da Caixa referentes ao Bolsa Família.

Bolsa Família : Reajuste ou Corte em 2016 ?

O ano de 2016 chega com muitas mudanças anunciadas para o programa do Governo Federal, o deputado Federal Paranaense, Ricardo Barros do PP, sugere que um corte no Bolsa Família poderia minimizar problemas financeiros enfrentados pelo Brasil.

De acordo com ele o corte de 10 milhões de reais é um corte considerável diante dos 28,8 bilhões que o programa destina as famílias. Porém os dados do corte que o deputado sugere são muito preocupantes e geram debates para proteger os que mais necessitam desta renda mensal.

Contabilizando o programa teria que excluir da sua lista cerca de 23 milhões de pessoas, justamente a parte da sociedade que mais teve perdas no ano de 2015 com a crise financeira que afeta o país.

A boa notícia é que o corte no programa Bolsa Família 2016 está sendo rejeitado por Ministros, Deputados e também Secretários, que tem a preocupação de retroceder o bom desempenho do Bolsa Família durante todos esses anos. O Ministério do Desenvolvimento Social faz contas para que dados precisos do prejuízo sejam vistos e que o alerta de “mais perdemos do que ganhamos” sejam percebidos em números.

 Veja o que diz a Tereza Campello, Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Calendário Bolsa Família 2016

Através do Calendário Bolsa Família 2016, as famílias podem consultar seus pagamentos e saber em qual data o benefício estará disponível para saque. As famílias recebem todos os meses, mas os dias podem variar de um mês para outro. Por isso, a consulta ao calendário é importante.

Para estar ciente do dia em que o benefício estará disponível para ser sacado, as famílias participantes do programa, devem notar o último numero do NIS, impresso no cartão do Bolsa Família.  As famílias que têm cartões terminados em ‘1’ recebem no primeiro dia do calendário de pagamento, os terminados em ‘2’ no segundo dia e assim por diante.

Este ano, o benefício continua sendo pago nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Em janeiro, por exemplo, os benefícios serão pagos entre os dias 18 e 29. O beneficio fica disponível para ser sacado por 90 dias.

Confira então o Calendário do Bolsa Família 2016:

calendario-bolsa-familia-2016

Bolsa Família: Tecnologia

Outra novidade no ano de 2015 foi o lançamento do aplicativo para celular do Bolsa Família, com ele os usuários que necessitarem buscar informações sobre o seu benefício conseguiram  de forma mais rápida e segura. O aplicativo que foi divulgado em outubro, e promete facilitar serviços como consulta a saldo, calendário e outras informações referentes ao cadastro, um outro ponto é que com ele você pode verificar o ponto da Caixa Econômica que está mais perto de você. 

Atualmente ele é disponibilizado para Android, IOSWindows Phone. O banco preparou um vídeo para te ensinar a instalar o aplicativo e nós disponibilizamos ele aqui para você, confira.

Bolsa Família: Pagamentos

Todas as famílias beneficiadas pelo programa recebem o dinheiro mensalmente através de um cartão magnético protegido por uma senha. Essa senha é escolhida pela própria família no momento do cadastro.

O saque do benefício pode ser feito em qualquer agência da Caixa Eletrônica Federal. Para consultar a agência mais próxima de você, acesse o seguinte endereço:

http://www.caixa.gov.br/atendimento/Paginas/default.aspx

1

O pagamento é garantido todos os meses. O valor pago pode sofrer reajustes. Esses ajustes são informados pelo governo e nós também ficamos de olho nessas informações. Portanto, se você quiser saber se seu benefício será alterado, é só acessar nossa página frequentemente.

Bolsa Família: Consulta

As famílias participantes do programa podem consultar os valores recebidos e ter acesso ao calendário através do Portal da Caixa Econômica Federal.

2

Para realizar a consulta, acesse o Portal da Caixa Econômica em www.caixa.gov.br e navegue da seguinte maneira:

Benefícios e programas > Bolsa Família > Consultar famílias beneficiárias > Consulta benefícios por família

Em seguida, basta digitar o NIS e o nome do responsável legal e clicar no botão “Consultar” para prosseguir.

54 Responses to “Calendário Bolsa Família 2016: Pagamentos, Consulta AQUI!”
  1. Jenifer da Silva moura
    • Bruno Wermelinger
    • Neia Silva
  2. Auricea Araujo Oliveira
  3. wilma gomes dos santos
    • Bruno Wermelinger
      • Bia
  4. juliane rosa bueno dos santos
  5. juliane rosa bueno dos santos
  6. Iris pieiro
  7. leidilaura
    • Dilma
      • Caca
        • Gleice
  8. Arliane
  9. denise
  10. Maria Mônica silva
  11. francisca dijanilma mariano da silva
  12. ANA CRISTINA
  13. Patricia
  14. luciana
  15. Jussara
  16. glaucia
  17. scalett castro
  18. Ericka Maria santos silva
  19. Dilma
    • Amelia
    • Alessandra
    • Bia
      • Bia
  20. Joviane
  21. Eva Lucia Bonifácio Alves Dos Santos
  22. ipolito
  23. silvia de souza neves
  24. Abi
  25. Cleia
  26. bianca
  27. orlucia de jesus
  28. orlucia de jesus
  29. ana andrade

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *