Bolsa Família 2016 Valor

Desde sua criação pelo governo Lula em 2003, o Bolsa Família já beneficiou milhares de famílias brasileiras por todo o país através de um modelo de distribuição direta de renda. O programa tem como objetivo minimizar a situação de pobreza ou pobreza extrema na qual essas famílias se encontram, proporcionando melhores condições de vida.

BOLSA FAMÍLIA 2016 VALOR

Hoje, vamos falar sobre o Bolsa Família 2016 valor. Se você não conhece o programa mas tem interesse em ser beneficiado por ele, a primeira coisa que deve saber é que o valor do benefício é variável. Isso significa que cada família recebe um valor diferente de acordo com as suas características.

O Governo, ao determinar o valor que sua família terá direito a receber, considera diversos fatores.  Vamos saber mais sobre o que é levado em consideração na hora de calcular o Bolsa Família 2016 valor. Não deixe de também se informar sobre o Calendário Bolsa Família 2016!

  • Quantidade de pessoas: quanto mais pessoas fizerem parte de sua família, maior será o benefício recebido, já que isso significa maiores gastos com alimentação, moradia, saúde, transporte, entre outros.
  • Idade dos membros: o Governo também leva em consideração a idade dos membros de sua família.
  • Renda: são avaliados dois tipos de renda para o cálculo do benefício. A renda de cada membro e a renda total da família. Quanto menor forem essas rendas, maior será o benefício.
  • Localização: o Bolsa Família 2016 valor também depende do município no qual a família reside.
  • Grupo especial: famílias que contém membros que fazem parte do chamado “grupo especial” também recebem mais. No caso, são gestantes, mães que estão amamentando, crianças e jovens com até 17 anos.

2

Como vimos, é impossível determinar o Bolsa Família 2016 valor com base nos benefícios de anos anteriores, já que as condições apresentadas na lista acima podem mudar a qualquer momento. No entanto, é possível ter uma média dos benefícios distribuídos através de uma informação divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS): em 2015, o valor do benefício variou de R$ 143,57 a R$ 236,47. Tudo indica que o Bolsa Família 2016 valor deve sofrer reajustes para mais.

O benefício é transferido para a família participante mensalmente. A data de pagamento, no entanto, pode variar de um mês para o outro. Por isso, recomendamos que você consulte sempre o Calendário de Pagamentos do Bolsa Família. O de 2015, por exemplo, pode ser visto a seguir:

Valor do Bolsa Família 2016

Bolsa Família 2016 Valor: Como Receber o Benefício

Para receber o benefício, é preciso estar inscrito no programa Bolsa Família. Para isso, é preciso ter as informações e dados de sua família inseridos no Cadastro Único. O Cadastro Único, por sua vez, é uma ferramenta também criada pelo Governo que serve para identificar as famílias mais pobres do Brasil e, assim, poder inseri-las em programas de distribuição de renda e assistência social.

3

Se você tem interesse em ser beneficiado pelo Bolsa Família, entre em contato com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de seu município. É no CRAS que você poderá inserir seus dados no Cadastro Único. Assim, sua família estará habilitada para participar do programa.

Para descobrir qual é o CRAS mais próximo de sua residência, consulte esse mapa clicando aqui.

12 Responses to “Bolsa Família 2016 Valor”
  1. jessica da silva
    • Sílvia Cristina paixão santana
  2. elivaldo
  3. Jane
  4. marcela
  5. Tatiana Najarro
  6. rosimere domingos de souza costa
  7. MARIA HELENA DE JESUS SOARES
  8. maura santos de almeida
  9. maria jose do nascimento segundo

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *